Geografia

 

 

O Estado do Paraná possui 399 municípios e está situado na Região Sul do Brasil. São 11,3 milhões de habitantes (2018). A população é formada principalmente por descendentes de imigrantes europeus e asiáticos que se uniram aos índios, aos descendentes de portugueses e aos negros. A capital é Curitiba.

A área total é de 199.308 km² (2,3 % da superfície total do Brasil). Existem cinco zonas naturais no Estado: o Litoral, a Serra do Mar, os Primeiro, Segundo e Terceiro Planaltos. Mais da metade do território está acima dos 600 metros de altitude e apenas 3% abaixo de 300 m.

Possui clima temperado, na maior parte, e é cortado ao norte pelo Trópico de Capricórnio, na altura de Maringá. Assim, tecnicamente, o norte do Estado é uma região tropical.

A vegetação é composta principalmente de mangue no litoral, mata atlântica, floresta tropical a oeste dos manguezais e mata de araucárias no centro.

Os rios mais importantes são o Paraná, Iguaçu, Ivaí, Tibagi, Paranapanema, Itararé e Piquiri.

Economia: o Paraná tem infraestrutura bem desenvolvida e mão de obra qualificação, o que torna o Estado uma boa opção para novos negócios. O Estado recebeu muitos imigrantes europeus nos séculos 19 e 20, isso impulsionou a atividade agrícola e moldou as tradições culturais e econômicas do Paraná. Em 1954, a produção econômica do Paraná já tinha ultrapassado a da Bahia, tornando-se a quinta maior da Federação, posição confirmada em 2016, pelo IBGE. Atualmente, o Estado vem ampliando sua atuação na área industrial e na tecnologia de informação.

Mais: Geografia de Curitiba

 

Pico Paraná

 

Mapa Rodoviário

 

Pico do Paraná, 1877 metros de altitude, localizado na Serra do Mar. Ponto culminante do Sul do Brasil. As trilhas até o pico passam por trechos de mata atlântica e belas paisagens da Serra do Mar. Foi conquistado em 1941 por Rudolf Stamm (1910-1959) e Alfred Mysing (foto Carlos Ravazzani).

 

 

Paraná Geografico

 

Porto Paranagua Parana

 

Vegetação Paraná

 

Praias do Paraná

 

Mapa fisico PR

 

Gralha Azul

 

Mapa Região Metropolitana

 

 

 

Mapa Geomorfológico

 

Paraná

 

 

Paraná

 

Carregamento fertilizantes no Porto de Paranaguá, o principal porto do Estado.

 

Litoral Parana

 

Gralha azul (Cyanocorax caeruleus), um importante membro do ecossistema paranaense e um símbolo protegido pela Lei Estadual Nº. 7957 de 12 de novembro de 1984. A semente da araucária, árvore símbolo do Paraná, é um dos principais alimentos da gralha azul. No seu processo de alimentação, a ave ajuda a semear novos pinheiros.

 

 

Trem Curitiba

 

Proteção Ambiental

 

 

Mapas Parana

 

 

Rio Iguaçu

 

 

 

Vila Velha

 

Parana

 

PR Brasil

 

 

 

Geografia

 

 

Geografia

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Paraná, População e Dados Geográficos.

 

Ag. Noticias PR