Geografia
O Estado do Paraná possui 399 municípios e está situado na Região Sul do Brasil. São 11,3 milhões de habitantes (2018). A população é formada principalmente por descendentes de imigrantes europeus e asiáticos que se uniram aos índios, aos descendentes de portugueses e aos negros. A capital é Curitiba.
A área total é de 199.308 km² (2,3 % da superfície total do Brasil). Existem cinco zonas naturais no Estado: o Litoral, a Serra do Mar, os Primeiro, Segundo e Terceiro Planaltos. Mais da metade do território está acima dos 600 metros de altitude e apenas 3% abaixo de 300 m.
Possui clima temperado, na maior parte, e é cortado ao norte pelo Trópico de Capricórnio, na altura de Maringá. Assim, tecnicamente, o norte do Estado é uma região tropical.
A vegetação é composta principalmente de mangue no litoral, mata atlântica, floresta tropical a oeste dos manguezais e mata de araucárias no centro.
Os rios mais importantes são o Paraná, Iguaçu, Ivaí, Tibagi, Paranapanema, Itararé e Piquiri.
Economia: o Paraná tem infraestrutura bem desenvolvida e mão de obra qualificação, o que torna o Estado uma boa opção para novos negócios. O Estado recebeu muitos imigrantes europeus nos séculos 19 e 20, isso impulsionou a atividade agrícola e moldou as tradições culturais e econômicas do Paraná. Em 1954, a produção econômica do Paraná já tinha ultrapassado a da Bahia, tornando-se a quinta maior da Federação, posição confirmada em 2016, pelo IBGE. Atualmente, o Estado vem ampliando sua atuação na área industrial e na tecnologia de informação.
Mais: Geografia de Curitiba ►
Pico do Paraná, 1877 metros de altitude, localizado na Serra do Mar. Ponto culminante do Sul do Brasil. As trilhas até o pico passam por trechos de mata atlântica e belas paisagens da Serra do Mar. Foi conquistado em 1941 por Rudolf Stamm (1910-1959) e Alfred Mysing (foto Carlos Ravazzani).
No Paraná
◄ Paraná
Carregamento fertilizantes no Porto de Paranaguá, o principal porto do Estado.
Gralha azul (Cyanocorax caeruleus), um importante membro do ecossistema paranaense e um símbolo protegido pela Lei Estadual Nº. 7957 de 12 de novembro de 1984. A semente da araucária, árvore símbolo do Paraná, é um dos principais alimentos da gralha azul. No seu processo de alimentação, a ave ajuda a semear novos pinheiros.
Geografia
Copyright © Guia Geográfico - Paraná |
Ag. Noticias PR