Passeio de Trem Curitiba - Paranaguá
A ferrovia Curitiba - Paranaguá representa um extraordinário feito da engenharia do século 19, no Brasil. Representou um enorme avanço para o desenvolvimento da região, na época.
Atualmente é um dos mais interessantes passeios turísticos do Paraná, onde se pode ver reservas ecológicas da Serra do Mar, cachoeiras e antigas estações.
Trem em seu trajeto de descida pela Serra do Mar.
História da Ferrovia Curitiba - Paranaguá
(Fonte: Ministério dos Transportes)
A ferrovia começou a ser construída em 1880 e visava ligar o litoral do Paraná a Curitiba, buscando o desenvolvimento da região e conectando o Porto de Paranaguá ao Sul do Brasil. Foi uma das mais ousadas obras da época e um imenso desafio de engenharia.
A execução do projeto contou com mais de 9 mil homens, muitos faleceram durante a construção, devido às condições segurança muito precária. A ferrovia foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1885.
São 110 km de extensão, 14 túneis, 30 pontes e muitos viadutos. Destacam-se a Ponte São João, com 55 m de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha.
No Paraná
O Marumby visto do Santuário Nossa Senhora do Cadeado, entre os mirantes ao longo do trajeto do trem Curitiba - Paranaguá.
Copyright © Guia Geográfico - Paraná Turismo. |